Tratamento
O papel do Oncologista Clínico no tratamento da doença está relacionado a indicação e prescrição de tratamentos sistêmicos de forma individualizada. As modalidades existentes são:
Quimioterapia - tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo;
Hormonioterapia - tal medicação leva à diminuição do nível de hormônios ou bloqueia a ação desses hormônios nas células tumorais com o objetivo de tratar os tumores malignos dependentes do estímulo hormonal ( por exemplo, câncer de mama e próstata);
Terapia alvo molecular - medicamentos que atacam especificamente as células cancerígenas, alterando a forma de crescimento, divisão, auto reparo ou como interage com outras células.
Imunoterapia - provoca o aumento da resposta imune, estimulando a ação das células de defesa do organismo, fazendo que essas células reconheçam o tumor como um agente agressor.